Agenda


Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica / Escola SENAI “Armando de Arruda Pereira”

Histórico


Inaugurada em 1952, na cidade de São Caetano do Sul - SP, a Escola SENAI “Armando de Arruda Pereira” tem desenvolvido seu trabalho educacional assegurando a todos seus alunos um desenvolvimento pleno e sadio e, ao mesmo tempo, o acesso aos conhecimentos necessários à sua atuação profissional.

 No período de 1952 a 1988, atuou na área da Cerâmica, preparando profissionais para atender as indústrias deste segmento tecnológico.

 Entre 1990 a 1995, por meio de um convênio com o governo do Japão, a unidade recebeu um investimento da ordem de U$ 15 milhões para investir em modernização tecnológica, passando a atuar na área Mecatrônica e transformando-se em um avançado Centro de Automação da Manufatura. A transferência da tecnologia se deu por meio da JICA “Japan International Cooperation Agency”, organismo do governo japonês responsável pela integração e execução da cooperação técnica com países em desenvolvimento. A parceria SENAI-JICA resultou em um grande investimento em recursos físicos e humanos, dotando a Escola de avançadas tecnologias de Automação da Manufatura, que vêm contribuindo com o esforço de modernização das indústrias nacionais alavancado pela crescente competitividade gerada pela globalização da economia.

 Entre 1998 e 2000, foi firmado um segundo convênio de complementação tecnológica com o Japão para a implantação de um ambiente de Robótica (Tecnologia Robótica Aplicada a Solda MIG, Montagem com Sistema de Visão e Simulação).

Recentemente, foi firmado um convênio tecnológico com a França, com o objetivo de criar na faculdade um Centro de Competência em Manufatura Digital (PLMCC - Product Lifecycle Management Competency Centre), onde são utilizados softwares de última geração para a criação, simulação virtual 3D e fabricação de produtos como, por exemplo, automóveis
e aviões.

 Em 1999 foi implantada a Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica, e vem ofertando desde então o Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial.

 Em 2005 a Faculdade passa a oferecer, também, cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

 No dia 25 de agosto de 2017, é inaugurada as novas instalações da Escola e Faculdade SENAI "Armando de Arruda Pereira", juntamente com o UPLAB (Espaço de empreendedorismo e inovação) em seu novo endereço no bairro Boa Vista.

 

Outras Informações:

Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica / Escola SENAI “Armando de Arruda Pereira”
Portaria 2 - End: Rua Boa Vista, 825
Bairro: Boa Vista
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: SP
CEP: 09572-300
Tel: (11) 4227-7450
Fax: (11) 4227-7422
e-mail: senaimecatronica@sp.senai.br

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar